Os 40 anos de Rotary

Wanderlino Arruda

Dos quarenta anos de vida do Rotary Clube Montes Claros, em trinta pelo menos tenho acompanhado a sua trajetória de trabalho e de lutas em favor da cidade e da região. Tenho seguido de perto as gerações de homens e de mulheres da Casa da Amizade que, juntos num esforço comum jamais negaram colaboração ao progresso. Lembro-me muito bem da primeira vez que fui a uma reunião rotária, no velho Hotel S. Luiz, ali onde fica a Minas Caixa, atendendo a um convite de João Souto, que enaltecia naquele tempo o meu trabalho de repórter deste JMC. Foi uma surpresa ver o conteúdo de interesse daquele povo bem vestido e bem representativo de poder de mando em todas as classes sociais.

O Rotary Clube Montes Claros foi sempre uma organização de invejável sobriedade, comedido como deve ser um grupo de pessoas conscientes do seu próprio valor. Sempre houve nele um conteúdo de nobreza, difícil de encontrar em outro clube ou em qualquer outra entidade social ou de prestação de serviços. Muito me tem sido útil acompanhar o Rotary desde 1954, como jornalista ou como membro do seu quatro social, porque Rotary foi sempre uma grande escola, em todos os pontos de vista, que o leitor possa imaginar. É um bom e agradável convívio de todas as semanas, sempre com assuntos novos, uma perspectiva de amor à humanidade, uma busca de ângulos que projetam a paz e a concórdia entre as pessoas e as nações.

Quando cheguei ao Rotary Clube Montes Claros, e isso era notável para mim, porque dava notícias e comentários para quase toda a edição do JMC – constituiu a melhor fonte de informações fornecidas por quem tinha autoridade de falar em nome da cidade. Como repórter era só anotar e organizar tudo, considerando que naquele tempo não havia a malícia e os desvios conceituais tão próprios dos políticos de hoje. Havia muito mais sinceridade, muito mais amor à causa pública, sem segundos interesses e tanta vontade de ludibriar a opinião dos menos avisados. Era uma universidade de civismo.

Agora que o Rotary Clube Montes Claros completa quase meio século de interesse por Montes Claros, com feitos notáveis em todos os campos, será que não poderia este JMC fazer um levantamento do noticiário, relembrando o valor dos homens que ajudaram a fazer a história de Montes Claros nestas quatro décadas? Creio que seria muito bom e de bastante interesse, além de servir de exemplo, às novas gerações. Muita gente quer hoje ser dono das coisas e a falta de divulgação da verdade sempre causa transtornos e erros. Valerá a pena, não tenho dúvidas. Mais do que uma homenagem a pioneiros será uma boa informação, de que é mestre e sempre foi este JMC.