NÃO RECLAMAR POR QUALQUER COISA

NÃO RECLAMAR POR QUALQUER COISA

Lamentar aquilo que não temos é desperdiçar aquilo que possuímos (antigo provérbio chinês)

O mais curioso disso tudo é que os próprios Espiritas, conhecedores desses conselhos, não os seguem. Vivem reclamando da má sorte.

 “A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei, de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.”  (O Evangelho Segundo o Espiritismo,cap.9, item 7).

 “Deve resignar-se e sem murmurar" se quer progredir. Sempre, porém, lhe é dado haurir consolação na própria consciência, que lhe proporciona a esperança de melhor futuro, se fizer o que é preciso para obtê-lo.” (O Livro dos Espíritos, item 924, grifo nosso).

"Tu mesmo escolheste a tua prova.  Quanto mais rude ela for e melhor a suportares, tanto mais te elevarás. Os que passam a vida na abundância e na ventura humana são Espíritos pusilânimes, que permanecem estacionários. Assim, o número dos desafortunados é muito superior ao dos felizes deste mundo, atento que os Espíritos, na sua maioria, procuram as provas que lhes sejam mais proveitosas.” (LE, item 866)

Assim, de acordo com a doutrina espírita, o indivíduo precisa não somente parar de reclamar, mas enfrentar com coragem as infelicidades da vida.

(internet)