Publicações

AMALENM REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO ITINERANTE EM PIRAPORA

Autor(a): Kelly Cristina Fotos: Ivan Rodrigues

Pirapora sediou nesta sexta-feira (29), às 20 horas, no vapor Benjamim Guimarães a primeira reunião itinerante da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas (AMALENM). O sonho dos acadêmicos de realizar esta reunião no vapor foi proporcionado pela Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR), com apoio da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Durante a solenidade, foram empossados mais dois membros efetivos, os neo-acadêmicos Márcio Dunley (cadeira número 08, patrono: Arlindo Pereira da Cruz); e Narciso Gonçalves Dias (cadeira 25, patrono: Helvécio Teles de Menezes). Também empossou como membro honorário o Grão-Mestre da G.L.MMG, Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas (Tataco). Após assinarem o termo de posse, receberam o pelerine e o boton com o símbolo da AMALENM.

O diretor-presidente da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR), Elton Jackson, recebeu da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas a homenagem de sócio-benemérito da AMALENM. “Estou muito a vontade aqui, Itamaury, para mim é uma honra receber esta homenagem em nome da minha Pirapora e por amigos da amada Montes Claros. Nasci em Pirapora, mas foi em Montes Claros que exerci minha atividade estudantil e profissional como jornalista. Nos honra muito saber que Pirapora foi escolhida para ser a primeira cidade da itinerância desta honrada Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas. Falo em nome de toda população, muito obrigado! Espero que esta seja a primeira de muitas reuniões da maçonaria, falo também em nível regional, que sejam realizadas em Pirapora. Sejam sempre bem-vindos!” agradeceu Elton Jackson.

O escritor e jornalista Itamaury Teles de Oliveira, que dirigiu os trabalhos, enalteceu a importância do evento em Pirapora. “Agradecemos muito ao Elton Jackson por nos proporcionar esta noite memorável e histórica no vapor Benjamim Guimarães, a Elton o nosso reconhecimento. Agradecemos à presença do Superintendente de Controle Interno da Prefeitura de Pirapora, o irmão Omar Rogério Pereira Barbosa, que representou o prefeito Léo Silveira, ao amigo Tataco pelos livros doados à biblioteca da Academia. Agradecemos à presença dos valorosos confrades de Pirapora, Geraldo Mariano, Gecelito Freitas e Cristiano Santos e todos que prestigiaram esta noite histórica para Pirapora”, destacou.

O presidente da AMALENM ressaltou a importância da entidade, composta por 40 membros efetivos, que ocupam cadeiras homenageando maçons ilustres já falecidos, que se destacaram nos setores econômico, social e político da região norte-mineira. Esses, serão imortalizados em revista e até meados de junho de 2016, quando deverá ser lançado o primeiro livro da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, contemplando biografias e registros fotográficos de todos os patronos, com breve currículo do atual ocupante de cada uma das 40 cadeiras”, evidenciou.

O representante do prefeito na solenidade, Omar Rogério Barbosa disse que, “o evento representa a importância da maçonaria de Pirapora no cenário regional e estadual, haja visto a presença do Grão-Mestre da Maçonaria do Estado de Minas Gerais (GLMMG), o que ressalta também, a importância da recém criada Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas, que oportuniza aos maçons da região o acesso a materiais e artigos que muito contribuirão para o conhecimento dos mesmos sobre a ordem e outros temas”, ressaltou.

Dentre as autoridades que participaram do evento, além das citadas acima, Jair Fonseca, representando o Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil em Minas (GOB-MG), Eduardo Texeira de Resende. O presidente da OAB-Pirapora, Maurício Tadeu Machado Vargas; o Venerável Mestre da Loja Deus Caridade e Justiça, Hélio Júnior; o V.M. da Loja Maçônica Templários do Rio São Francisco, Walmir Pinto Magalhães; o V.M da Loja Maçônica Fraternidade Piraporense, Julho Cézar Pereira Braga; o V.M da Loja Obreiros da Paz, Emanuel Emiliano; o presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e representando também, a maçonaria de Várzea da Palma, Pedro de Oliveira e o ex Governador de Rotary Internacional, Willian Souza Ramos.