Publicações

AMALENM FAZ REUNIÃO SOLENE EM PIRAPORA E EMPOSSA MAIS TRÊS IMORTAIS

Tomarão posse também três Grãos-Mestres da Maçonaria, como membros honorários

A ribeirinha cidade de Pirapora sediará a primeira reunião itinerante da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas – AMALENM, no próximo dia 29 de abril, às 20 horas, que será realizada a bordo do barco “Benjamim Guimarães”.

A AMALENM, fundada em 6 de fevereiro de 2014, com sede na Avenida Floriano Neiva, 875, em Montes Claros, A instituição tem como área de jurisdição todo o Norte de Minas, onde a Ordem Maçônica possui 80 lojas e mais de dois mil integrantes.

Presidida pelo jornalista e escritor Itamaury Teles de Oliveira, a Academia Maçônica tem como finalidade social difundir, cultuar e cultivar a cultura e as letras maçônicas; congregar os maçons que se dedicam às letras em geral; promover conferências, palestras, debates, pesquisas, cursos, concursos literários, envolvendo a cultura maçônica e a literatura em geral; colaborar com outras instituições, veiculando cultura de interesse da família e da sociedade.

Como toda academia, desde a criação da Academia Francesa, a AMALENM é constituída de 40 cadeiras vitalícias, ocupadas por membros efetivos, que têm como patronos importantes personalidades maçônicas norte-mineiras, já falecidas.

Três maçons de Pirapora integram o seleto grupo de acadêmicos: Gecelito Freitas de Oliveira (cadeira número 29, Patrono Avilmar de Ávila), Geraldo Mariano da Silva (cadeira número 30 – Patrono João Paculdino Ferreira) e Cristiano Santos de Oliveira (cadeira número 35 – Patrono Mário da Costa Tourinho).

OS NEOACADÊMICOS

Tomarão posse em Pirapora, em sessão solene, os neoacadêmicos Marcelo José Martins Furtado de Souza (cadeira número 5 – Patrono Antônio Alves Aquino), Márcio Dunley (cadeira número 8 – Patrono Arlindo Pereira da Cruz) e Narciso Gonçalves Dias (cadeira número 25 – Patrono Helvécio Teles de Menezes).

Também serão empossados, na categoria de membros honorários, os maiores dignatários da maçonaria mineira, os Grãos-Mestres Lázaro Emanuel Franco Sales, do Grande Oriente de Minas Gerais; Eduardo Teixeira de Resende,do Grande Oriente do Brasil/MG; e Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas,da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, que virão de Belo Horizonte exclusivamente para participarem da importante reunião acadêmica.